Morar sozinho está em alta: cresce a procura por apartamentos compactos
O estilo de vida nas cidades brasileiras está mudando. Cada vez mais pessoas têm optado por morar sozinhas — uma tendência que vem se intensificando ao longo da última década. Dados recentes do IBGE mostram que, entre 2012 e 2024, o número de lares com apenas um morador aumentou mais de 50%. Hoje, cerca de 18,6% das residências do país são unipessoais, o que corresponde a 14,4 milhões de lares.
Esse movimento revela transformações tanto demográficas quanto culturais. A expansão dos lares unipessoais está associada a diferentes fatores:
- Envelhecimento da população: a parcela de pessoas com 65 anos ou mais cresceu de 7,7% para 11,2% em 12 anos.
- Ciclos familiares diferentes: muitos idosos permanecem em suas casas após ficarem viúvos ou depois que os filhos constituem suas próprias famílias.
- Mobilidade profissional: é comum que jovens e adultos migrem sozinhos para grandes centros urbanos para se estabelecerem em novos empregos.
- Novas dinâmicas de vida e consumo: morar sozinho está cada vez mais ligado a autonomia, praticidade e estilo de vida próprio.
Esse conjunto de fatores faz com que regiões mais urbanizadas apresentam índices ainda maiores de lares unipessoais, caso de estados como Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul — todos acima de 20%.
Com mais pessoas morando sozinhas, a procura por unidades compactas, funcionais e bem localizadas cresce rapidamente. Pesquisas de tendências imobiliárias revelam que os microapartamentos deixaram de ser novidade para se consolidar como solução de moradia contemporânea. “Eles atendem a um conjunto de necessidades que envolve ambientes inteligentes e planejados; localização estratégica, próxima a serviços, lazer e mobilidade urbana; custos de manutenção mais baixos; e condomínios com áreas compartilhadas que ampliam o bem-estar e o senso de comunidade”, explica o Diretor Regional da Terral Incorporadora, Marcus Vinícius Viana. “Ou seja, morar em um espaço compacto não significa abrir mão de conforto, mas sim otimizar o que realmente importa”, conclui.
HyPe Vaca Brava traz essa nova maneira de viver
.jpg)
Em Goiânia, a Terral Incorporadora traduz essa tendência no HyPe Vaca Brava, no Setor Bueno, a poucos passos do Parque Vaca Brava, desenvolvido para quem valoriza a praticidade sem abrir mão de experiência e qualidade.
O empreendimento conta com unidades compactas e projetos inteligentes, além de áreas comuns completas que favorecem tanto o descanso quanto o convívio. “O HyPe nasce para atender um novo modo de morar. Mais conectado à cidade, às rotinas reais e ao tempo das pessoas”, comemora Marcus Vinícius.

